23.2.05

Pérola

Segue abaixo a relação das demandas que entraram em produção em 14/03/2005:

18.2.05

Experiência

Por alguns motivos que fogem ao nosso controle, às vezes a gente é obrigado a encarar situações para as quais não estamos preparados o suficiente. Como fazer as vezes do chefe, por exemplo.
E aí, do nada, você se vê no meio de uma reunião, de um projeto tão crítico quanto colorido [hehehe], com o cliente lhe propondo prazos um tanto maliciosos... E você aceita, naturalmente, afinal de contas não conhece exatamente o funcionamento da coisa.
Felizmente os prazos foram bem determinados. Nenhuma sacanagem foi feita. Mas que na hora ficou parecendo que queriam se aproveitar da minha inexperiencia, ficou!

11.2.05

Sopa de letrinhas

Pré-requisito básico para ser um profissional de TI: boa memória. Temos que saber as senhas de cada aplicação, cada servidor, cada banco de dados, do login de rede, do webmail e até do Blog... E isso tudo deve ficar em cache, pois precisamos destas senhas várias vezes ao dia. Isso sem contar as senhas pessoais de cada um, telefones de toda a equipe, dos clientes, usuários e fornecedores. Fiquei até com dor de cabeça...
Mas o pior mesmo são as siglas e acrônimos. Cada tecnologia ou sistema tem seu conjunto de siglas às quais nos familiarizamos, muitas vezes, sem nem saber o que significam. E falamos delas com a maior propriedade: "Exporta o diagrama como JPEG e manda...". Alguém se lembra, ou pelo menos sabe, o significado de JPEG?? Pensando nisso, disponibilizamos uma pequena lista das nossas siglas mais familiares e às vezes desconhecidas. Muitas delas têm significados diferentes em outros contextos, mas pra gente é isso que significam:

AAA - Authentication Authorization Accounting
ADO - ActiveX Data Objects
API - Application Programming Interface
ASCII - American Standard Code for Information Interchange
ASP - Active Server Pages
BASIC - Beginners All-purpose Symbolic Instruction Code
BSCS - Business Suport Control System
BIOS - Basic Input/Output System
BIT - Binary digIT
CCC - Central De Comutação E Controle
CDMA - Code Division Multiple Access
CDO - Collaboration Data Objects
CECO - Cobra Engolindo Cobra
CMOS - Complementary Metal Oxide On Silicon
CMS - Content Management System
CVS - Concurrent Versions System
DAO - Data Access Objects
DCR - Design Change Request
DEMAS - Deslocamento em Massa dos Analistas de Sistemas entre as empresas de TI
DLL - Dynamic Link Library
EJB - Enterprise JavaBeans
ERB - Estação Rádio Base
ERP - Enterprise Resource Planning
ESN - Electronic Serial Number
FYI - For Your Information
GIF - Graphic Interchange Format
GUI - Graphical User Interface
HTML - Hyper Text Mark-up Language
HLR - Home Location Register
IFS - Industrial Financial System
IIS - Internet Information Services
J2EE - Java 2 Platform, Enterprise Edition
J2SE - Java 2 Platform, Standard Edition
JDBC - Java Database Connectivity
JDK - The Java Development Kit
JPEG - Joint Photographic Experts Group
JSP - Java Server Pages
MIN - Mobile Identification Number
MOMAS - Movimento Migratório dos Analistas de Sistemas
ODBC - Open Database Connectivity
OLE - Object Linking and Embedding
PDQ - Pão de Queijo
PHP - Hypertext Processor
PL/SQL - Procedural Language extension to Structured Query Language
RAC - Real Application Clusters
RFC - Remote Function Call
RUP - Rational Unified Process
SAP - Systeme, Anwendungen, Produkte in der Datenverarbeitung (Systems, Applications, and Products in Data Processing)
SIR - System Investigation Request
SLA - Service Level Agreement
SMS - Short Message Service
SOAP - Simple Object Access Protocol
SQL - Structured Query Language
TDMA - Time Division Multiple Access
T-SQL - Transact-SQL
UAT - User Acceptance Testing
URA - Unidade de Resposta Audível
UML - Unified Modelling Language
WAP - Wireless Application Protocol
XML - eXtensible Markup Language
XSL - eXtensible Style Language
XSLT - eXtensible Stylesheet Language Transformations

10.2.05

Teorias Darwinistas para TI

Durante o ano existem duas épocas bastante críticas para as empresas de TI, janeiro/fevereiro e julho/agosto, quando ocorre o destruidor Movimento Migratório dos Analistas de Sistemas, popularmente conhecido como MOMAS.
Nestas épocas, os contratos entre empresas e clientes são firmados ou renovados em grande volume, o que causa alguns efeitos colaterais no mundinho da TI, principalmente o MOMAS.
A demanda de mão-de-obra, natural e obviamente, cresce. Quanto maior o número de novos contratos, quanto maior a urgência pelas soluções contratadas, maior será o efeito causado: o Deslocamento em Massa dos Analistas de Sistemas entre as empresas de TI - o DEMAS.
Este é um efeito interessante, veja bem! Ele não ocorre simplesmente por causa da avassaladora oferta de maiores salários e benefícios, mas principalmente pela ação predatória de ex-colegas ou ex-superiores de trabalho, que convidam seus amigos-analistas-ex-colegas-de-trabalho, que trabalham sossegadamente na empresa-vítima, para incrementar o grupo de colaboradores de sua atual empresa.
Os analistas, raça ingênua e despreparada que são, trocam fácil fácil a pacífica sobrevivência na atual empresa pela alucinante aventura de prazos surreais e jornadas de trabalho torturantes. Tudo por causa de alguns [em alguns casos, muitos] benefícios a mais.
O que se observa, e com muita frequência, é que os analistas-migradores se arrependem da migração. O arrependimento é patológico, haja visto que o estresse ocasionado pela migração também o é. Muitos ficam ainda mais agoniados quando o analista-amigo que lhe ofereceu a migração, veja só, também migra! Aí o sentimento de perda, ter sido usado, manipulado, é total. A depressão toma conta do analista-migratório e, em casos agudos, pode ocasionar a mudança progressiva e definitiva de carreira.
Por outro lado, a empresa-vítima, de onde o analista-migrador saiu, fica desfalcada. Esperneia daqui, dali, contrata um ou outro estagiário e, depois de muito lutar, consegue restabelecer sua saúde empresarial, reconstruindo o corpo de colaboradores à custa de entrevistas cansativas e infindáveis períodos de experiência. Não raro, o processo de restabelecimento da empresa-vítima consiste em aplicar a mesma tática da empresa-predadora, e torna-se também uma empresa-usurpadora-de-recursos-capacitados. Isto caracteriza o fenômeno chamado Cobra Engolindo Cobra - CECO.
Outra época do ano em que o MOMAS, o DEMAS e o CECO são frequentes, é novembro/dezembro. Neste período as empresas de TI encontram-se alvoroçadas [pra não dizer desesperadas] para cumprir prazos firmados em janeiro/fevereiro ou em julho/agosto. O fim do ano é tradicionalmente o período predileto para combinar entrega de soluções e destruir feriados em família dos analistas-migradores. Sabe como é, cliente que se preze quer entrar no novo ano com sistema novo, cara nova!
Como o atraso é intrínseco ao processo de desenvolvimento, quando os contratos estão próximos do fim e longe da entrega, o prazo cada vez mais apertado, as empresas-desesperadas saem em busca de analistas-migradores-altamente-capacitados para tentar salvar seus projetos, cumprir seus prazos e ficar bem na fita com o cliente-fodão. Quanto mais crítica a situação da empresa-desesperada, melhores as ofertas, maiores os salários e benefícios oferecidos. A pobre da empresa-vítima normalmente nem tem condições de rebater a proposta oferecida ao seu precioso recurso.
O mundinho da TI está evoluindo muito rápido. O que tá difícil de evoluir é a lealdade e ética nos RH´s das empresas.

Éah

Alguém sabe dizer por que carioca acha que quase toda palavra termina com "ah"? Todo mundo fala sempre do "arrôish com cashca" e esquece do "ah". Ocorre principalmente em palavras terminadas com e e i, mas pode ocorrer também com o. Exemplo:

- Aíah, em qual tabela vc vê isso?
- Nessa tabela aqui...
- Pôahah, então já éah. Valeu broahther.

Powered by Rio de Janeiro...

Eureca!

Não, eu não morri. E ainda participo desse blog sim senhor.
E pra provar isso, compartilho com vcs minha mais recente e interessante descoberta: Usabilidade & Arquitetura da Informação.
É um blog muito legal, falando sobre usabilidade sem frufrus, o que interessa de fato pros usuários.
E por falar nisso, o que vcs tão achando desse blog aqui, heim? Facim de usar?
[ah, esse meu ego! como se tivesse alguém lendo isso aqui!!]

Babaca

Há algum tempo, circulou um email com várias situações para identificar um babaca. Tem uma que ficou de fora... Todo carnaval tem alguém que pergunta "E aí? Viu a Mangueira entrar? hâhâhâ...". Taqueopariu, ninguém merece...

4.2.05

[Pérola]

Reintero que aguardo a proposta.
Sem mais para o momento.